eder santos >> palavras-chave >>

minas > indústria > trabalho > mão de obra > natureza > exportação > exploração > ecologia > deslocamentos > matéria-prima > ferro

contexto
Pilgrimage lança um olhar poético e rigoroso sobre o percurso do minério de ferro, da extração da matéria‑prima nas minas ao deslocamento do ferro até o mar, de onde segue de navio para o exterior. Minérios de ferro são rochas a partir das quais se obtém ferro metálico. Seu consumo cresce cerca de 10% ao ano. As maiores reservas brasileiras estão no Pará, no Piauí e em Minas Gerais, estado onde Eder Santos vive e trabalha, e que responde por 35% do total da mineração brasileira. Os maiores consumidores do ferro brasileiro são China, Japão, Coreia, Estados Unidos e União Europeia.
processo e pesquisa
Para realizar Pilgrimage, o artista pesquisou e registrou os processos de extração e transporte do minério de ferro em diferentes localidades de Minas Gerais. O apuro na composição das imagens e no uso de formas e cores é marcante no trabalho final, assim como a escolha das perspectivas – que, por vezes, nos confundem, como ao fazerem um vagão de trem que carrega uma montanha de ferro parecer um brinquedo. O tempo das imagens e das sensações está no centro da pesquisa do artista, que se interessa por mostrar a beleza dos processos e da nostalgia das lembranças.

Ruídos, interferências, defeitos e distúrbios do aparato técnico foram, por muito tempo, a principal matéria das obras de Eder Santos. Carregados de referências metafóricas ao papel da imagem na vida contemporânea, alguns de seus trabalhos enfatizavam justamente os elementos capazes de deformar ou macular a nitidez da imagem da TV comercial na década de 1980.

A possibilidade de realizar videoinstalações foi um divisor de águas na produção do artista; as novas formas e suportes de projeção ampliaram suas possibilidades e escolhas artísticas. Outra temática de interesse do artista que se integrou a suas obras, em particular videoinstalações, foi a místico-religiosa.

referências
A palavra “peregrinação” designa jornadas de depuração espiritual. No vídeo, é o minério de ferro que realiza uma jornada de transformação física e depuração de propriedades químicas. A partir desse processo, o trabalho convida a refletir sobre a relação entre natureza e cultura, bem como entre trabalho, indústria e mercado.
+++ O site oficial de Eder Santos tem trechos de obras e textos sobre o artista.